FAÇA O QUE EU MANDO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO? INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO COMO PRÁTICAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ricardo Costa da Silva Souza Caggy Adventist College of Bahia
  • Ana Helena Nascimento Faculdade Adventista da Bahia
  • Rodiellen Santos Faculdade Adventista da Bahia
  • Manoel Gama Faculdade Adventista da Bahia

Palavras-chave:

Inovação, Empreendedorismo, Ensino Superior, Docentes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar o perfil empreendedor e inovador de docentes do ensino superior de uma faculdade particular no Brasil. Para a realização desta pesquisa optou-se pela utilização de uma metodologia de natureza quali-quanti, através de uma abordagem de estudo de caso. Diante disso, os resultados deste trabalho não são passíveis de generalizações, pois configuram a realidade do caso estudado, mas abrem um campo para investigação no ensino da inovação e empreendedorismo em função dos resultados encontrados. Percebeu-se que no caso em análise os docentes possuem um perfil empreendedor médio superior, de acordo com a escala aplicada, mas com pontos deficientes no conjunto do planejamento e no conjunto do poder, apontando para a necessidade de ações formativas que suportem a atividade empreendedora. Ademais, percebeu-se que apesar de demonstrar em seus documentos oficiais o desenvolvimento de estudantes inovadores e empreendedores a IES em análise não apresenta atividades de suporte para o desenvolvimento destas características nos docentes, tendo que os mesmos buscarem esta atitude inovadora e empreendedora por si só, o que pode levar ao desinteresse na inovação e excesso de tradicionalismo em sala de aula. 

Biografia do Autor

Ricardo Costa da Silva Souza Caggy, Adventist College of Bahia

Administrador formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, possui Especialização em Docência do Ensino Superior (FAENE); Mestrado em Estratégia Organizacional (UAL); Mestrado em Administração (UFBA) e Doutorado em andamento (UFBA). Há mais de 10 anos atua no ensino superior como professor, pesquisador e coordenador de diversas áreas acadêmicas, além disso tem experiência profissional de mais de 20 anos em diferentes organizações no Brasil e no exterior. É coautor e autor de 5 livros e diversos projetos na área de empreendedorismo, estratégia, tecnologia e inovação. Nos últimos anos tem desenvolvidos projetos de educação financeira e empreendedora para crianças.

Ana Helena Nascimento, Faculdade Adventista da Bahia

Estudante de Administração na Administração Faculdade Adventista da Bahia – FADBA.

Rodiellen Santos, Faculdade Adventista da Bahia

Estudante de Administração na Administração Faculdade Adventista da Bahia – FADBA.

Manoel Gama, Faculdade Adventista da Bahia

Administrador, pesquisador voluntário Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da FADBA

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

Caggy, R. C. da S. S., Nascimento, A. H., Santos, R., & Gama, M. (2017). FAÇA O QUE EU MANDO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO? INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO COMO PRÁTICAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO. Revista Formadores, 10(6), 60. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/948