FAÇA O QUE EU MANDO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO? INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO COMO PRÁTICAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Inovação, Empreendedorismo, Ensino Superior, DocentesResumo
O presente artigo tem como objetivo avaliar o perfil empreendedor e inovador de docentes do ensino superior de uma faculdade particular no Brasil. Para a realização desta pesquisa optou-se pela utilização de uma metodologia de natureza quali-quanti, através de uma abordagem de estudo de caso. Diante disso, os resultados deste trabalho não são passíveis de generalizações, pois configuram a realidade do caso estudado, mas abrem um campo para investigação no ensino da inovação e empreendedorismo em função dos resultados encontrados. Percebeu-se que no caso em análise os docentes possuem um perfil empreendedor médio superior, de acordo com a escala aplicada, mas com pontos deficientes no conjunto do planejamento e no conjunto do poder, apontando para a necessidade de ações formativas que suportem a atividade empreendedora. Ademais, percebeu-se que apesar de demonstrar em seus documentos oficiais o desenvolvimento de estudantes inovadores e empreendedores a IES em análise não apresenta atividades de suporte para o desenvolvimento destas características nos docentes, tendo que os mesmos buscarem esta atitude inovadora e empreendedora por si só, o que pode levar ao desinteresse na inovação e excesso de tradicionalismo em sala de aula.
Referências
CAGGY, R. C.; FISCHER, T. M. D. Inovação ou mimetismo curricular? Uma análise do processo de inserção de projetos interdisciplinares em um curso de Administração. EnEPQ. Anais...Brasília/DF: ANPAD, 2013. Disponível em:
DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. 2. ed. -. Porto Alegre: Mediação, 2005.
DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora: o ensino de empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento social e sustentável. São Paulo: Sextante, 2003.
EDELMAN, L. F.; MANOLOVA, T. S.; BRUSH, C. G. Entrepreneurship Education: Correspondence Between Practices of Nascent Entrepreneurs and Textbook Prescriptions for Success. Academy of Management Learning & Education, v. 7, n. 1, p. 56–70, 1 mar. 2008.
GEM - Global Entrepreneurship MonitorEmpreendedorismo no Brasil: 2015 \ Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo... [Et al] Curitiba: IBQP, 2015.
GOERGEN, Pedro. Educação Superior: Entre formação e performance. Avaliação, Campinas; SP, v. 13, n. 3, p. 809-815, nov. 2008.
GRÉGOIRE, D. Entrepreneurship Education Research Revisited: The Case of Higher Education. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 1, p. 22–43, 2005.
HONIG, B. Entrepreneurship Education: Toward a Model of Contingency-Based Business Planning. Academy of Management Learning & Education, v. 3, n. 3, p. 258–273, 1 set. 2004.
HOWORTH, C.; SMITH, S. M.; PARKINSON, C. Social learning and social entrepreneurship education. Academy of Management Learning and Education, v. 11, n. 3, p. 371–389, 2012.
KLANDT, H. Entrepreneurship Education and Research in German-Speaking Europe. Academy of Management Learning & Education, v. 3, n. 3, p. 293–301, 2004.
MARION-SANTOS, A. C.; PAIXÃO, M. R. Estudo do perfil empreendedor do aluno de graduação em Administração egresso de instituições de ensino da região de Jundiaí . v. 2, n. 1, p. 12–27, 2013.
MARTINS, André Luiz de Miranda. A marcha do "capitalismo universitário" no Brasil nos anos 1990. Avaliação da Educação Superior (Campinas)[online], Sorocaba, v. 13, n. 3, Nov. 2008.
MATIAS, M. A. et al. O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Teaching Entrepreneurship in Undergraduate. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC, v. 12, n. 35, p. 63–78, 2013.
McCLELLAND, D. C. A sociedade competitiva: realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972
METCALFE, J. S. (2003). Equilibrium and evolutionary foundations of competition and technology policy: new perspectives on the division of labour and the innovation process. Revista Brasileira de Inovação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 111-146, jan./jun. 2003.
MINELLO et al. As características comportamentais empreendedoras de David Mcclelland.Revista Caribeña de Ciencias Sociales .2017
MOREIRA, H. S. A.; MOREIRA, M. A.; SILVA, W. A. C. Dez Anos De Pesquisa Em Empreendedorismo Apresentados Nos Enanpads De 2003 A 2012: Análise Dos Autores Engajados Na Área Hudson. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 1, p. 33–55, 2014.
MURARO, R.; VERRUCK, F. Criação De Instrumento Para Avaliação De Perfil Empreendedor Em Meio Acadêmico. (ABEPRO, Ed.)XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. Anais...Bento Gonçalves: ENEGEP, 2012
MUYLDER, et al. Is it possible to teach entrepreneurship? comparative analysis with brazilian students. Revista de Ciências da Administração, v. 15, n. 37, p. 82-91, dez. 2012.
NABI, G. et al. The Impact of Entrepreneurship Education in Higher Education: A Systematic Review and Research Agenda. Academy of Management Learning & Education, v. 16, n. 2, p. 277–299, 1 jun. 2017.
PAULA, Ana Paula Paes; RODRIGUES, Marco Aurélio. Pedagogia crítica no ensino da administração: desafios e possibilidades. Revista de Administração de Empresas: RAE, Mina Gerais, v. 46, Ed. Especial, p.10-22, 2006.
PAVIANI, Jaime. Interdisciplinaridade na Universidade. In: AUDY, Jorge Luis N.; MOROSINI, Marília C.(Orgs). Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2007.
PEDAGOGIA ADVENTISTA. Pedagogia Adventista. Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 2 ed. rev. e atual. Tatuí, São Paulo, Casa Publicadora Brasileira, 2009.
PDI FADBA, Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia, 2017.
RAUCH, A.; HULSINK, W. Putting Entrepreneurship Education Where the Intention to Act Lies: An Investigation Into the Impact of Entrepreneurship Education on Entrepreneurial Behavior. Academy of Management Learning & Education, v. 14, n. 2, p. 187–204, 1 jun. 2015.
SANTOS, L. M. L. DOS; GALLELI, B. O Ensino de Empreendedorismo Social nos Cursos de Administração das Universidades Públicas Brasileiras Journal of Public Administration & Social Management The Teaching of Social Entrepreneurship In Management Majorsof Brazilian Universities Administração. Administração Pública e Gestão Social, v. 5, n. 2, p. 153–173, 2013.
SCHAEFER, R.; MINELLO, I. F. Educação Empreendedora: Premissas, Objetivos e Metodologias. Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, p. 60–81, 2016.
SEBRAE, Manual do Professor – disciplina de Empreendedorismo, Sebrae, Brasilia, 2015.
SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte; CASTANHEIRA, Antonio Mauricio. Expansão, privatização e diferenciação da educação superior no Brasil pós - LDBEN/96: evidências e tendências. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, Mar. 2009.
SILVA, J. F. DA; PATRUS, R. O “Bê-Á-Bá” do Ensino em Empreendedorismo: Uma Revisão da Literatura Sobre os Métodos e Práticas da Educação Empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 372–401, 2017.
SILVA; MORAES. Retrato das características empreendedoras pessoais. Belo Horizonte, MG.2011.
SOUZA SANTOS, Boaventura de. A Universidade no Século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2005.
VALE, G. M. V. Tréplica - Afinal de Contas , Que Bicho é Esse ? Tréplica sobre o Empreendedor e o Empreendedorismo. RAC -Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 6, p. 900–908, 2014.
VERGA, E.; SOARES DA SILVA, L. F. EMPREENDEDORISMO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA, DEFINIÇÕES E ABORDAGENS. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3–30, 2014.
VIEIRA, et al. Ensino de empreendedorismo em cursos de administração: um levantamento da realidade brasileira. R. Adm. FACES Jornal Belo Horizonte · v. 12 · n. 2 · p. 93-114 · abr./jun. 2012.
VIEIRA, S. F. A. et al. A Visão Dos Estudantes Universitários De Administração Sobre Empreendedorismo : Comparações Entre O Estudo Guesss Brasil 2011 Com O Levantamento Realizado Na Universidade Estadual De Londrina- PR. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 77–103, 2014.
________________, Ensino E Pesquisa Em Ensino De Empreendedorismo Em Cursos De Administração : Um Levantamento Da Realidade. R. Adm. FACES Journal Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 93–114, 2013.
Weber, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de Smrecsányl, M. Irene de Q. F.; Smrecsányl, Tamás J. K. M. São Paulo: Pioneira, 1999.