COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS UTILIZADOS PELAS CONSUMIDORAS NEGRAS DE CACHOEIRA-BA.
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor. Decisão de compra. Mulheres Negras. Cachoeira. Cosméticos.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as etapas de decisão de compra de cosméticos pelas consumidoras negras de Cachoeira. De forma específica, traçar o perfil das consumidoras negras de Cachoeira-Ba e identificar as etapas do processo de decisão de compra da população estudada. Esta pesquisa teve como público-alvo mulheres negras da cidade de Cachoeira-Ba.
Para tal foi construído uma pesquisa de caráter exploratória. Na pesquisa de campo optou-se por questionário como forma de levantamento de dados. A amostra foi calculada pelo método de amostra aleatória simples. Portanto o levantamento de dados foi aplicado com 61 respondentes. Os resultados evidenciaram que as mulheres negras de Cachoeira compram cosméticos com o intuito de ficar mais bonitas e adquirir elogios; na busca de informações optam sempre por fontes pessoais para indicar os melhores cosméticos; os critérios determinantes utilizados para compra dos cosméticos são o preço, a facilidade de encontrar o produto, a fragrância/durabilidade, qualidade e quantidade; quando elas decidem adquirem os cosméticos preferem comprar pessoalmente numa loja, tendo como forma de pagamento à vista; sempre que ficam satisfeitas com a compra dos cosméticos falam bem para outras pessoas podendo até se tornar fiel aquela marca.
Referências
Acessado em 06/11/2017.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Cientifica. 5ª.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CRESWELL, John W.: Projeto de Pesquisa: método qualitativos, quantitativos e misto. 3. ed. Porto Alegre: Armetd, 2010.
GIARETA, Letícia Fernanda. Universitári@ - Revista Científica do Unisalesiano – Lins – SP, ano 2, n.5, Edição Especial, outubro 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed – São Paulo .Atlas, 2010.
AGÊNCIABR. IBGE: negros são 17% das mais ricos e três quarto da população pobre. 2016 . Disponível em http://www.agenciabr.com.br/noticia/ibge-negros-sao-17-dos-mais-ricos-e-tres-quartos-da-populacao-mais-pobre/. Acessado em 06/11/2017.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
________. Administração de marketing. 14.ed – São Paulo: Pearson, 2012
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VALLERIO, Ciça. Mercado de cosméticos ainda está em falta com a pele negra. In: EXAME, 2011.
Disponível em https://exame.abril.com.br/marketing/mercado-de-cosmeticos-ainda-esta-em-falta-com-a-pele-negra/. Acessado em 06/11/2017.
SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. Ed, 2002.
________. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. Ed. Porto Alegre: Bookmam, 2011.