COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS UTILIZADOS PELAS CONSUMIDORAS NEGRAS DE CACHOEIRA-BA.

Autores

  • Micaele de Jesus Pinheiro FADBA
  • Pricila Nunes Leite FADBA
  • Leandro Oliveira Menezes FADBA

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Decisão de compra. Mulheres Negras. Cachoeira. Cosméticos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as etapas de decisão de compra de cosméticos pelas consumidoras negras de Cachoeira. De forma específica, traçar o perfil das consumidoras negras de Cachoeira-Ba e identificar as etapas do processo de decisão de compra da população estudada. Esta pesquisa teve como público-alvo mulheres negras da cidade de Cachoeira-Ba.

Para tal foi construído uma pesquisa de caráter exploratória. Na pesquisa de campo optou-se por questionário como forma de levantamento de dados. A amostra foi calculada pelo método de amostra aleatória simples. Portanto o levantamento de dados foi aplicado com 61 respondentes. Os resultados evidenciaram que as mulheres negras de Cachoeira compram cosméticos com o intuito de ficar mais bonitas e adquirir elogios; na busca de informações optam sempre por fontes pessoais para indicar os melhores cosméticos; os critérios determinantes utilizados para compra dos cosméticos são o preço, a facilidade de encontrar o produto, a fragrância/durabilidade, qualidade e quantidade; quando elas decidem adquirem os cosméticos preferem comprar pessoalmente numa loja, tendo como forma de pagamento à vista; sempre que ficam satisfeitas com a compra dos cosméticos falam bem para outras pessoas podendo até se tornar fiel aquela marca.

Biografia do Autor

Micaele de Jesus Pinheiro, FADBA

Graduanda em Administração pela
Faculdade Adventista Da Bahia.

Pricila Nunes Leite, FADBA

Graduanda em Administração pela
Faculdade Adventista da Bahia.

Leandro Oliveira Menezes, FADBA

Licenciado em História, Bacharel em
Administração e especialista em Gestão
da Qualidade. Atualmente é professor na
Faculdade Adventista da Bahia - FADBA.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

de Jesus Pinheiro, M., Nunes Leite, P., & Oliveira Menezes, L. (2017). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS UTILIZADOS PELAS CONSUMIDORAS NEGRAS DE CACHOEIRA-BA. Revista Formadores, 10(6), 78. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/954