EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DO CABELO CRESPO/CACHEADO

Autores

  • Gersica Luiza dos S. P. Andrade FADBA
  • Cassia Sousa Vieira Ribeiro FADBA
  • Mylena Silva Magalhães FADBA
  • Adalene Torres Barreto Sales FADBA

Palavras-chave:

Psicologia comunitária. Transição capilar. Empoderamento.

Resumo

Cabelos crespos ou cacheados são denominados como “ruim”, “duro”, “feio”, “difícil de ser cuidado” e que precisa de alguma intervenção para “melhorá-lo”. Há fatores históricos envolvidos na desvalorização de qualquer característica fenotípica pertencentes à população negra, inclusive as que se relacionam ao cabelo. Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido com um grupo de adolescentes, alunas de uma escola pública de Cachoeira-BA. Compreendendo a necessidade de ampliar as discussões a respeito do tema, foi possível perceber, a partir de observações feitas no contexto, a prevalência desse tipo de cabelo em mulheres da comunidade e a presença do estigma relacionado a esta característica. O objetivo do projeto foi empoderar adolescentes através da valorização do cabelo crespo/cacheado. Participaram do grupo, 12 adolescentes, do sexo feminino, com idades entre 13 e 17 anos. Foram realizados 12 encontros, no período de setembro a dezembro de 2016. Foram realizadas diversas ações de suporte as adolescentes proporcionando não só ações voltadas para os cuidados com os cabelos, mas, também, fomentou-se discussões sobre aspectos psicológicos, históricos e sociais envolvidos na desvalorização do cabelo natural das adolescentes. Como recursos didáticos se fez uso de: dinâmicas, rodas de conversa, relatos pessoais e oficinas de cuidados. A experiência oportunizou perceber a relevância das intervenções realizadas a partir das experiências compartilhadas pelas participantes,

Biografia do Autor

Gersica Luiza dos S. P. Andrade, FADBA

Aluna do Curso de Psicologia da Faculdade
Adventista da Bahia (FADBA).

Cassia Sousa Vieira Ribeiro, FADBA

Aluna do Curso de Psicologia da Faculdade
Adventista da Bahia (FADBA).

Mylena Silva Magalhães, FADBA

Aluna do Curso de Psicologia da Faculdade
Adventista da Bahia (FADBA).

Adalene Torres Barreto Sales, FADBA

Mestre em Psicologia na área da
Psicologia do Desenvolvimento Humano
na Universidade Federal da Bahia.
Especialista em Docência do Ensino
Superior: aspectos teórico-metodológicos
pela PUC Minas. Graduada em Psicologia
pela Faculdade Paulista de Ciências e
Letras. Professora do curso de Psicologia
da Faculdade Adventista da Bahia.

Referências

GIAMPÁ, Sabrinah. O livro dos cachos: aprenda a amar e cuidar do seu cabelo como ele é. São Paulo: Paralela, 2016.
GOMES, N. L. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos de identidade negra. 2. ed. São Paulo: Autêntica, 2007
MATOS, Édila Maria dos Santos. Cachear e encrespar: moda ou resistência? Um estudo sobre a construção identitária do cabelo afrodescendente em blogs. 2015. ix, 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Publicado

2017-11-21

Como Citar

Luiza dos S. P. Andrade, G., Sousa Vieira Ribeiro, C., Silva Magalhães, M., & Torres Barreto Sales, A. (2017). EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DO CABELO CRESPO/CACHEADO. Revista Formadores, 10(6), 90. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/955