OLHARES DOCENTES SOBRE O MÉTODO DE CASOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Autores

  • Clarissa Almeida Santana Unversidade do Estado da Bahia
  • Miriam Nohemy Medina Velasco Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo, é professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de gestão de políticas públicas, nos cursos de Urbanismo, Turismo e Administração. É membro do grupo de pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da mesma Universidade.
  • Regina Celi Machado Pires

Palavras-chave:

Método de Caso (MdC), Docência universitária, Ciências Sociais Aplicadas, Instrumentos pedagógicos, Educação superior.

Resumo

O objetivo desta abordagem é analisar as potencialidades e limitações dos Casos (casos didáticos, métodos de caso ou casos para ensino) como instrumento pedagógico no âmbito dos cursos de Educação Superior, especialmente nas Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Interessa abordar este assunto dado que em uma pesquisa desenvolvida com os egressos do Curso de Administração (Campus I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ficou evidenciado que o desenvolvimento de casos em sala de aula é uma das principais ferramentas para melhorar a prática profissional. De igual forma, o caso é um dispositivo valorado e assimilado na práxis das docentes autoras desta abordagem. Assim, este artigo apresenta três casos didáticos, trabalhados pelas autoras, em diferentes componentes dos cursos de Administração e Urbanismo da UNEB. Embora as experiências tenham resultado em diferentes contribuições para cada turma onde os casos foram trabalhados, no que tange à prática docente, foi reveladora a percepção do quanto o método de caso é importante para fomentar um aprendizado coerente com um processo de ensino-aprendizagem mais dialógico e que coloca o estudante no centro da construção do conhecimento, ao mesmo tempo em que despe o professor de suas formulações pré-concebidas e o coloca também como um formando, capaz de repensar sua prática. É nessa perspectiva que interessa abordar o caso didático e provê-lo como instrumento de conhecimento e de transformação no âmbito e nos compromissos da formação em CSA, esperando-se, assim, contribuir para a reflexão e aprimoramento de ferramentas didáticas em cursos que pouco discutem seu fazer pedagógico.

Biografia do Autor

Clarissa Almeida Santana, Unversidade do Estado da Bahia

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Administração pela mesma Universidade e graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é professora Dedicação Exclusiva da Universidade do Estado da Bahia/Campus I, Salvador, atuando no curso de Administração, com experiência na área de gestão social. Participa do grupo de pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da UNEB, na linha de pesquisa Educação Superior. Desenvolve pesquisas na área de Educação Superior, com foco em estudantes ingressos e egressos.

 

Regina Celi Machado Pires

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora Titular do Departamento de Ciências Humanas (DCH I) da Universidade do Estado da Bahia, atuando no curso de Administração. Integra o grupo de pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas, onde coordena a pesquisa sobre a formação e prática do Administrador. Tem experiência em Administração e Educação Superior, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Iniciação Científica; Avaliação de Egressos; Universidade; Formação e Prática Professor/Pesquisador; Formação e Prática do Administrador; Gestão em Educação.

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Publicado

2019-04-15

Como Citar

Santana, C. A., Nohemy Medina Velasco, M., & Celi Machado Pires, R. (2019). OLHARES DOCENTES SOBRE O MÉTODO DE CASOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Revista Formadores, 12(1), 6. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/1020