OLHARES DOCENTES SOBRE O MÉTODO DE CASOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Palavras-chave:
Método de Caso (MdC), Docência universitária, Ciências Sociais Aplicadas, Instrumentos pedagógicos, Educação superior.Resumo
O objetivo desta abordagem é analisar as potencialidades e limitações dos Casos (casos didáticos, métodos de caso ou casos para ensino) como instrumento pedagógico no âmbito dos cursos de Educação Superior, especialmente nas Ciências Sociais Aplicadas (CSA). Interessa abordar este assunto dado que em uma pesquisa desenvolvida com os egressos do Curso de Administração (Campus I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ficou evidenciado que o desenvolvimento de casos em sala de aula é uma das principais ferramentas para melhorar a prática profissional. De igual forma, o caso é um dispositivo valorado e assimilado na práxis das docentes autoras desta abordagem. Assim, este artigo apresenta três casos didáticos, trabalhados pelas autoras, em diferentes componentes dos cursos de Administração e Urbanismo da UNEB. Embora as experiências tenham resultado em diferentes contribuições para cada turma onde os casos foram trabalhados, no que tange à prática docente, foi reveladora a percepção do quanto o método de caso é importante para fomentar um aprendizado coerente com um processo de ensino-aprendizagem mais dialógico e que coloca o estudante no centro da construção do conhecimento, ao mesmo tempo em que despe o professor de suas formulações pré-concebidas e o coloca também como um formando, capaz de repensar sua prática. É nessa perspectiva que interessa abordar o caso didático e provê-lo como instrumento de conhecimento e de transformação no âmbito e nos compromissos da formação em CSA, esperando-se, assim, contribuir para a reflexão e aprimoramento de ferramentas didáticas em cursos que pouco discutem seu fazer pedagógico.
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