PORQUÊ TREINAR: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DE UMA EQUIEPE BEM TREINADA

Autores

  • Kézia Ferreira Campos Faculdade Adventista da Bahia

Palavras-chave:

Treinamento. Benefícios. Competitividade

Resumo

Este estudo disserta sobre a importância e os benefícios do treinamento e objetivou descrever os benefícios de manter uma equipe treinada e atualizada, bem como fazer o levantamento de necessidades de treinamento dos auxiliares administrativos de uma IES confessional. O método utilizado para alcançar o primeiro dos objetivos foi a revisão bibliográfica. Para o segundo, foi aplicado um questionário on line para todos os auxiliares administrativos, dos quais 21 confirmaram a participação na pesquisa. Após o estudo foi possível descrever os benefícios do treinamento, dentre outros: a sobrevivência da organização, a qualidade dos seus produtos e serviços, a competitividade no mercado em que atua, a integração entre colaborador e empresa, a qualificação contínua da mão de obra, a capacitação organizacional para enfrentar desafios futuros e por fim, a formação de pessoas e organizações melhores que sejam agentes transformadores para a melhoria da comunidade em que estejam inseridas.

 A análise da pesquisa aplicada possibilitou confirmar a necessidade de treinamento para a classe trabalhadora estudada.

Biografia do Autor

Kézia Ferreira Campos, Faculdade Adventista da Bahia

Pós graduanda do MBA em Gestão de Pessoas e Saúde Corporativa- Faculdade Adventista da Bahia. Graduada em Administração - Faculdades Adventistas da Bahia (2016). Atualmente é celetista - Faculdade Adventista da Bahia. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes: atendimento ao público, pesquisa, projetos e eventos.

Referências

BEHMER, Sara Isabel. O processo de Treinamento. In: BOOG, Gustavo e Magdalena.
Manual de Gestão de Pessoas e Equipes: Operações. São Paulo: Editora Gente, 2002.

COSTA, Rafael Magalães et al. Os programas de treinamento, desenvolvimento e ducação corporativa e o nível de maturidade em gestãi de pessoas: um estudo baseado no People Capability Maturty Model (P-CMM). Disponível em:https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=20501@1. Acesso em: Ago. 2018.
DUTRA, Joel Souza, et al. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MAGALHAES, Elenice Maria de et al. A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. In: Rev. Adm. Pública [online]. 2010, vol.44, n.1, pp.55-86. ISSN 0034-7612. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000100004 Acesso em: Mai. 2018.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 3. ed. rev. e ampl. Barueri - SP: Manole, 2014.
MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MORAES, Gilson. Desenvolvimento de um modelo para o levantamento de necessidades de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Florianópolis: UFSC, 2002. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/83120/223331.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: Mai. 2018.

SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 12. ed. rev. atual. Niterói, Rj: Impetus, 2016.

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Campos, K. F. (2019). PORQUÊ TREINAR: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DE UMA EQUIEPE BEM TREINADA. Revista Formadores, 12(6), 110. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/1119