O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O PRAZER NO TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Professor, Saúde, Trabalho.Resumo
O presente artigo analisou o sofrimento psíquico e o prazer no trabalho de professores do Ensino Fundamental de Cachoeira-BA. O trabalho satisfatório determina prazer, alegria e, sobretudo, saúde, tratando-se de um investimento afetivo. Enquanto que o trabalho penoso, desprovido de significação, sem reconhecimento é uma fonte de ameaças à integridade física e ou psíquica. O problema desta pesquisa surge mediante essas implicações: Que elementos existentes no ambiente de trabalho estão relacionados às vivências de prazer e sofrimento do professor? O presente estudo buscou analisar os elementos existentes na organização e nas condições de trabalho que influenciam a saúde mental do professor das séries iniciais. Tratou-se de um estudo qualitativo, com base na teoria da Psicodinâmica do trabalho apresentada por Dejours (1999), do qual participaram oito professoras dos anos iniciais de escolas públicas de Cachoeira-BA. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado. Para análise dos dados foi realizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foi possível identificar no cotidiano do trabalho das professoras, elementos que têm contribuído para o sofrimento, como: a indisciplina dos alunos, a carga excessiva de trabalho e a ausência dos pais na escola; assim como os sinais de adoecimento como, problemas de audição, problemas na voz, pressão alta e também doenças de herpes devido ao estresse. Os elementos identificados relacionados com o prazer no trabalho foram: reconhecimento pelos pais e alunos, os relacionamentos com os colegas, pais e alunos, como também a satisfação de ensinar algo a outros. Foi também verificada a realização de atividades extra-escolares como estratégia defensiva de enfrentamento.
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