AVALIAÇÃO INOVADORA OU TRADICIONAL DA APRENDIZAGEM: O QUE PRATICA A ESCOLA?
Palavras-chave:
Avaliação, Ensino/Aprendizagem, Instrumentos AvaliativosResumo
Esse artigo traz uma discussão sobre a avaliação da aprendizagem no contexto escolar, a qual implica em conhecer as concepções de ensino-aprendizagem e as de avaliação, bem como as relações existentes entre si. Abordamos as concepções fundamentadas na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Construtivista por se tratar das concepções que fundamentam a prática pedagógica dos professores e professoras da Educação Básica e que trazem no seu bojo uma concepção de avaliação, bem como os instrumentos a serem utilizados na coleta dos dados das aprendizagens. Para tanto, nos apoiamos teoricamente nos estudos de Luckesi (2005, 2009), Hoffmann (2009, 2010), Fernandes e Freitas (2007), Moretto (2005), Vasconcelos (2008), dentre outros. Verificamos que, apesar dos avanços no campo teórico, a avaliação classificatória continua permeando a prática avaliativa dos professores.
Referências
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcindo; SILVA, Roberto da. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília, 2007.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 29. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
______. Avaliação, mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 40. ed. Porto Alegre. Mediação, 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
______. Avaliação da aprendizagem na escola: estudos e proposições. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MORETTO, Pedro Vasco. Prova: um momento privilegiado de estudo - não um acerto de contas. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
PEDAGÓGICO, Projeto Político: Colégio Estadual Almirante Barroso. 2008.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
REGIMENTO ESCOLAR: Colégio Estadual Almirante Barroso. 2008.
RONCA, Paulo Afonso Caruso. A prova operatória: contribuições da psicologia do desenvolvimento. 10. ed. São Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1991.
TANCREDI, Regina Maria S. Puccinelli. Projeto integrado de ciências e matemática para professores da rede pública. UFSCar: o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem através das provas escritas. 2002. (DME/UFSCar).
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudanças - por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2008.