A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR NO INTERIOR DA BAHIA

Autores

  • Luana Ramos Sena Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Islâine Cristina Penha Carvalho Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Mayara Fernanda Santos Silva Faculdade Adventista da Bahia(FADBA)
  • Daniely Trindade Paes Faculdade Adventista da Bahia(FADBA)
  • Mariana Leonesy da Silveira Barreto Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Fabianno Andrade Lyra Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Palavras-chave:

Professores, participação dos pais, ensino e aprendizagem

Resumo

Sabendo que as instituições família e escola são de suma importância para o desenvolvimento social e cognitivo dos seres humanos, faz-se necessário compreender como as relações entre família e escola são percebidas por docentes da educação básica. As relações entre família e escola, muitas vezes, apresentam-se como objeto de questionamento pela comunidade docente, deixando margem para intervenções. Levando esta realidade em consideração este estudo busca compreender as apreensões dos professores de uma escola privada no que se refere à participação dos pais no processo ensino e aprendizagem dos seus filhos, a fim de identificar o significado da participação dos pais de acordo com a perspectiva dos professores e as implicações desta participação no processo de ensino e a aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, com a participação de quatro professores de uma escola situada na cidade de Cachoeira-BA. Como instrumento de pesquisa foi utilizado uma entrevista semiestruturada. Os dados foram gravados e posteriormente transcritos a partir da análise de conteúdo de Bardin (1979). Os resultados indicaram a existência de um pensamento cristalizado por parte dos docentes entrevistados, que ainda atribuem culpa à família, desconsiderando a parte cabível à escola na construção de relações saudáveis com as famílias. Devido à abrangência do tema, fazem-se necessários estudos que possam correlacionar uma baixa participação da família no processo de ensino-aprendizagem ao nível de escolaridade médio das famílias, aspectos didático-metodológicos da prática pedagógica dos professores e funcionalidade familiar. 

Biografia do Autor

Luana Ramos Sena, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Graduanda em Psicologia pela FADBA

Islâine Cristina Penha Carvalho, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Graduanda em Psicologia pela FADBA

Mayara Fernanda Santos Silva, Faculdade Adventista da Bahia(FADBA)

Graduanda em Psicologia pela FADBA

Daniely Trindade Paes, Faculdade Adventista da Bahia(FADBA)

Graduanda em Psicologia pela FADBA

Mariana Leonesy da Silveira Barreto, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Mestre em psicologia do desenvolvimento pela UFBA. Professora da Faculdade Adventista da Bahia

Fabianno Andrade Lyra, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Mestre em Política Social ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador-Membro do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Exclusão/Inclusão Social: Aspectos Psicossociais e do Grupo de Pesquisas Subjetividade e Trabalho.  Professor dos Cursos de Psicologia da FADBA e FSSS.

Referências

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Publicado

2016-11-20

Como Citar

Sena, L. R., Carvalho, I. C. P., Silva, M. F. S., Paes, D. T., Barreto, M. L. da S., & Lyra, F. A. (2016). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR NO INTERIOR DA BAHIA. Revista Formadores, 9(4), 18. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/773