O GRAU DE ENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PÚBLICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BACHAREL PARA ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave:
Formação docente, Bacharelado, IES, Políticas PúblicasResumo
Este artigo teve por objetivo geral analisar até que ponto as políticas públicas e a Universidade do Estado da Bahia estão empenhadas na formação do bacharel para atuação no ensino superior, na modalidade à distância. Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica, inclusive com revisão na legislação buscando investigar as políticas públicas voltadas à formação dos docentes que atuam nos bacharelados, nas modalidades presencial e EaD. Também foi realizada uma pesquisa documental no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uneb, visando identificar se existem políticas voltadas à formação dos docentes que atuam nos bacharelados, sobretudo na modalidade EaD. Dessa forma, conclui-se que não há preocupação das políticas públicas com a formação docente dos professores bacharéis que atuam no ensino superior, na modalidade à distância, a não ser com a formação em programas de pós graduação stricto sensu de 1/3 do quadro docente do curso. Verifica-se, a partir do PDI 2013-2017, que há essa proposição de política de formação docente na Universidade do Estado da Bahia, apresentando inclusive metas para o quinquênio, porém o documento não deixa claro que tipo de formação, nem o perfil do profissional a ser selecionado para atuar nos cursos de Bacharelado na modalidade EaD.