O GRAU DE ENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PÚBLICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BACHAREL PARA ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jean Marcel Oliveira Araújo Faculdade Anísio Teixeira Secretaria de Educação do Estado da Bahia Secretaria de Educação do Município de Santo Estêvão

Palavras-chave:

Formação docente, Bacharelado, IES, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo teve por objetivo geral analisar até que ponto as políticas públicas e a Universidade do Estado da Bahia estão empenhadas na formação do bacharel para atuação no ensino superior, na modalidade à distância. Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica, inclusive com revisão na legislação buscando investigar as políticas públicas voltadas à formação dos docentes que atuam nos bacharelados, nas modalidades presencial e EaD. Também foi realizada uma pesquisa documental no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uneb, visando identificar se existem políticas voltadas à formação dos docentes que atuam nos bacharelados, sobretudo na modalidade EaD. Dessa forma, conclui-se que não há preocupação das políticas públicas com a formação docente dos professores bacharéis que atuam no ensino superior, na modalidade à distância, a não ser com a formação em programas de pós graduação stricto sensu de 1/3 do quadro docente do curso. Verifica-se, a partir do PDI 2013-2017, que há essa proposição de política de formação docente na Universidade do Estado da Bahia, apresentando inclusive metas para o quinquênio, porém o documento não deixa claro que tipo de formação, nem o perfil do profissional a ser selecionado para atuar nos cursos de Bacharelado na modalidade EaD.

Biografia do Autor

Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque

Mestre em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal da Bahia – Conclusão 2009

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia

Diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XIX – Camaçari-Ba, da Universidade do Estado da Bahia

Jean Marcel Oliveira Araújo, Faculdade Anísio Teixeira Secretaria de Educação do Estado da Bahia Secretaria de Educação do Município de Santo Estêvão

Doutor em Letras, pela Universidade Federal Fluminense – Conclusão 2014

Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Bahia

Professor na Faculdade Anísio Teixeira

Professor no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães

Professor na Escola Municipal Maria Orlanda de Oliveira Magalhães

Membro do Comitê de Ética da Universidade Estadual de Feira de Santana

Publicado

2016-11-20

Como Citar

Albuquerque, K. S. L. de S., & Araújo, J. M. O. (2016). O GRAU DE ENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REDE PÚBLICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BACHAREL PARA ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista Formadores, 9(4), 6. Recuperado de http://dwcenter.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/774