ENDOMARKETING E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CRISTÃ NO SUL DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Endomarketing, Marketing Interno, QVTResumo
Na atualidade as instituições de ensino adquiriram todas as características de um negócio como qualquer outro. Nesse sentido, as instituições de ensino superior (IES) necessitam envolver e comprometer todos que têm ligação com a instituição. O presente estudo teve por objetivo avaliar as variáveis políticas de endomarketing, em uma instituição privada de ensino superior, na cidade de Lavras, Minas Gerais. A investigação foi por meio de um estudo de caso, através de pesquisas bibliográficas e entrevistas semiestruturadas, com o diretor acadêmico, alunos, professores e funcionários. No que diz respeito às ações realizadas pela empresa os colaboradores mostraram-se conhecedores da sua responsabilidade na realização dos objetivos da instituição e dos meios de motivação e valorização. Os resultados ainda apontaram que a instituição busca fortalecer sua marca através de uma filosofia cristã, e que essa crença é partilhada e mantida por seus membros. Concluiu-se com este trabalho que o endomarketing, quando bem empregado, possui um grande potencial de desempenho a favor das IES.